Missão, Objetivos, Valores e Visão da TUOY

A Tenda de Umbanda Oxalá e Yemanjá é um centro espiritual que segue a tradição da Umbanda Esotérica conforme deixada por seu fundador – W. W. da Matta e Silva.

Nossa Missão:

  • Ser um templo umbandista que segue a doutrina de Matta e Silva na teoria e na prática.

Nossos Objetivos:

Atuar na Umbanda Esotérica em vários níveis de abrangência e complexidade que podem ser assim divididos:

  1. Nível público: difundir a doutrina de Matta e Silva através de websites, livros, vídeos, redes sociais ou outros meios de forma clara e inteligível mesmo para aqueles que desconhecem a Umbanda e suas vertentes.
  2. Nível leigo: prestar assistência espiritual gratuita nas giras mediúnicas por meio da incorporação dos caboclos, pretos-velhos, crianças e exús guardiões. Divulgar os ensinamentos através de cursos específicos, oficinas e outras atividades pagas, importantes para os que querem se aprofundar em conhecimentos e fundamentais para a manutenção financeira de nossa casa.
  3. Nível interno: orientar e conduzir os médiuns integrantes do corpo da TUOY no caminho espiritual propugnado pela Umbanda Esotérica visando o aprimoramento das faculdades mediúnicas, o crescimento pessoal e o desenvolvimento das 3 virtudes fundamentais, a saber, Simplicidade, Humildade e Pureza.
  4. Nível iniciático: aprofundar conhecimentos teórico-práticos nas artes espirituais umbandistas que incluem as diversas formas de magia, a Lei de Pemba, metafísica e procedimentos espirituais avançados, preparação sacerdotal e formação dos continuadores e propagadores da nossa tradição interna.

Nossos Valores:

Em primeiro lugar, declaramos a toda comunidade envolvida com a TUOY que entendemos a Umbanda como um “caminho para a realização espiritual” que contém vários métodos, rituais, técnicas e práticas que visam uma única finalidade: o crescimento espiritual.

Acreditamos que vivemos sob uma inversão de valores característica da doutrina yônica, de acordo com a Tradição Antiga, em que a realidade material é colocada acima da espiritual. Disso se segue que a sociedade contemporânea valoriza sobremaneira a individualidade e as posses, tornando nosso mundo bastante egoísta, competitivo e extremamente violento. É próprio das organizações yônicas a militarização  e a hierarquização que promove controle constante sobre a comunidade para manutenção do poder instituído.

A proposta da Umbanda Esotérica é reverter esse estado de coisas, restituindo a Tradição Dórica que se resume em colocar o espiritual acima do material. Dentro desse princípio, o mundo das formas e a individualidade são ferramentas para a ascensão espiritual e desenvolvimento dos valores do espírito. Em consequência da espiritualidade colocada em primeiro plano, as relações sociais são reconfiguradas por meio da compaixão, da solidariedade, do senso de coletividade e da percepção da transitoriedade do plano físico. Essa é a visão deixada por Oxalá – Cristo Jesus e Dele somos humildes seguidores.

Por fim, compreendemos que o caminho espiritual vincula necessariamente as dimensões cognitiva, afetiva e prática da pessoa. Ou seja, a evolução do espírito não é possível se o conhecimento não for acompanhado, lado-a-lado por uma atitude amorosa em direção aos outros. Tampouco as práticas espirituais meditativas, magísticas ou mediúnicas terão sucesso se a pessoa não desenvolver junto o espírito da caridade, do desprendimento e da sinceridade altruísta. Não se pode esperar que alguém chegue a evolução espiritual sem uma mudança do afeto. Não se pode acreditar que alguém seja iluminado se não manifestar o amor incondicional por todos, indistintamente.

Advogamos assim os valores da humildade, da simplicidade, da pureza, do agir sem segundas intenções e todas as 7 virtudes: Fortaleza, Respeito, Entendimento, Sabedoria, Justiça, Prudência e Castidade.

Nossa Visão:

Pretendemos contribuir, dentro de nossas limitadas capacidades, para o estabelecimento da escola da Umbanda Esotérica, tornando-a tão reconhecida e respeitável como qualquer outra vertente de Umbanda.

Saravá a Todos!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

6 respostas para Missão, Objetivos, Valores e Visão da TUOY

  1. Cristina diz:

    Gostaria de obter o endereço para poder conhecer melhor essa casa maravilhosa.

  2. Pâmela Jacob diz:

    Olá boa noite, gostaria de saber se vocês possuem cursos, se sim, quais são é como faço para participar. Desde já agradeço.

  3. Leandro Severino diz:

    Olá,

    Sou de Canoas/RS região metropolitana de Porto Alegre.
    Vocês conhecem algum terreiro que realize um trabalho parecido ou nos moldes, ou que seja parceiro de vocês aqui no meu estado ? que vocês me recomendariam ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Onde estamos