Doutrina de Umbanda Esotérica

Caminho de Luz

A Umbanda esotérica é um sistema filo-religioso que atua nas pessoas dentro de sua faixa afim, como caminho para se chegar ao Pai-Eterno. Utiliza como regra básica moral, a Doutrina do Cristo Jesus: Amor, Compaixão e Caridade.

A Umbanda enquanto Conjunto das Leis de Deus possui fragmentos por dentro de todos os sistemas filo-religiosos de todos os tempos e por isso pode-se encontrar, dentro do movimento umbandista “fragmentos” de várias religiões. Lembramos que Jesus quando esteve na Terra há mais de 2000 anos disse em Mateus 5: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas, não vim para revogar, vim para cumprir”. W.W. da Matta e Silva nos fala em seu texto “Umbanda, quem és?”, sobre os vários nomes e apresentações em várias épocas, desta Senhora da Luz Velada que é a Umbanda.

A Umbanda possui Doutrina interna e profunda. Na ritualística externa utiliza-se da mediunidade, principalmente de incorporação, para atuar junto às pessoas que tem a Umbanda como socorro imediato e caminho espiritual. As entidades, emissários sagrados dos Orixás, se apresentam como Caboclos, Pretos-Velhos e Crianças, exemplificando e nos transmitindo a Simplicidade, a Humildade e a Pureza, ao mesmo tempo com uma palavra amiga e direcionamentos terapêuticos (através de banhos com ervas, chás, defumações etc). Seguem consolando os aflitos, curando várias enfermidades e indicando um caminho espiritual de elevação e superação dos problemas kármicos.

No que concerna a busca do caminho espiritual, a doutrina umbandista habilita as pessoas a se reequilibrarem com as forças da natureza, desta forma buscando o contato e equilíbrio com os Orixás, Senhores da Luz, fortalecendo suas Virtudes e neutralizando seus Vícios. Para que tudo isso seja possível, ensina a readequação das atividades dos seres humanos, através de alimentação adequada, atividades físicas, promovendo o equilíbrio entre nosso templo individual e o templo coletivo (universo), busca de fontes de energia natural, banhos e defumações, estudos dos textos sagrados e reflexões, rituais sagrados e meditação.

W.W. da Matta e Silva, na maioria de suas obras, coloca um texto sobre a conduta moral para os médiuns, porém pode em quase sua maioria ser utilizado por não-médiuns também, por pessoas sinceras que buscam retirar a venda de seu espírito para receberem a Luz espiritual.

Deste modo, a Umbanda esotérica possui pilares firmes que sustentam o caminho daqueles que escolhem trilhar essa via de ascensão espiritual, atuando sem discriminações nos seres espirituais médiuns ou não-médiuns, pois independente de sua situação atual ambos são espíritos manifestos na matéria que caminham rumo à Iluminação, que é a Reintegração na Divindade, o retorno à unidade de consciência com Deus.

por Gustavo Galano

Os comentários estão desativados.

  • Onde estamos